MPT-PR investiga lojas que exploravam trabalhadores para divulgação de produtos em situações e horários irregulares
O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) em Umuarama abriu uma investigação sobre diversas lojas atacadistas dos shoppings Master, Dallas Personnalite e Asa Moda, localizados em Cianorte, após denúncias de funcionários dos estabelecimentos ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Cianorte.
Segundo depoimentos, as lojas determinavam que os empregados realizassem trabalho externo para captação de novos clientes, por meio da abordagem de ônibus de excursões, em diversos trechos da Rodovia, em horários impróprios e excedentes à jornada legal e contratual, deixando os vendedores expostos a riscos de acidentes, assaltos e constrangimentos. Além disso, os trabalhadores não recebiam pagamento extra ou compensação pelas horas trabalhadas para a divulgação da loja.
Após a denúncia, o procurador do trabalho Diego Jimenez Gomes expediu notificações recomendatórias a todas as lojas da região para que parassem de exigir de seus empregados a realização de trabalho externo em dias e horários impróprios.
Tags: cianorte, Sindicato dos Empregados no Comércio de Cianorte