MPT-PR promove seminários sobre inclusão da pessoa com deficiência e aprendizagem no noroeste do estado

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) promoveu, nos dias 8 e 9 de dezembro, em parceria com a Agência do Trabalhador, seminários sobre a inclusão da pessoa com deficiência e aprendizagem, nos municípios de Iporã e Altônia, noroeste do Paraná. Os eventos, que tiveram como objetivo a conscientização da comunidade local sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, além do fomento da aprendizagem profissional, contaram com grande presença dos empresários dos municípios e de representantes das respectivas prefeituras, câmaras de vereadores e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs).

 O procurador do trabalho André Vinicius Melatti proferiu a palestra intitulada “Inclusão profissional das pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS”. A palestra sobre aprendizagem profissional foi proferida pelo servidor Anderson Luiz Corrêa da Silva, analista do MPT e assessor do ofício de Umuarama. A tônica das palestras foi prestar orientação e esclarecimento à sociedade acerca da participação da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho, a partir das normas da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU e do novo Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146/2015), e do ingresso do adolescente e jovem entre 14 e 24 anos no mercado formal de trabalho, visando também a formação profissional protegida.

Os seminários fazem parte de um conjunto de ações dos projetos nacionais do MPT “Inclusão legal”, “Aprendizagem Profissional” e “Políticas Públicas”, que estão sendo implementados no âmbito da Procuradoria do Trabalho de Umuarama pelo procurador do trabalho André Melatti.
 
Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 8848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br
 

Tags: mpt pr, pessoas com deficiência, aprendizagem profissional, inclusão legal, políticas públicas