MPT-PR adotará medidas para promover empregabilidade de indígenas kaingangs que vivem em aldeia no município de Campo Largo

(Curitiba, 10/05/2023) O Ministério Público do Trabalho no Paraná, por meio da representante regional da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades (Coordigualdade-MPT), procuradora regional do Trabalho Mariane Josviak, adotará medidas para promover a empregabilidade de jovens e adultos da aldeia indígena kaingang localizada no Parque Histórico do Mate, no município de Campo Largo-PR. A decisão de atuar para a inserção dos indígenas no mercado de trabalho foi tomada após visita realizada à aldeia, nesta quarta-feira (8/05).

Na visita, a representante da Coordigualdade se reuniu com lideranças e outros integrantes da comunidade e com funcionários da prefeitura de Campo Largo. Na reunião, a procuradora teve a oportunidade de conhecer as medidas que já foram tomadas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, que se instalou no local há cerca de 2 anos, e a realidade vivida pelos indígenas, que ainda enfrentam condição de vulnerabilidade.

Medidas a serem tomadas – A procuradora se comprometeu com as lideranças da aldeia a adotar medidas para que os jovens e adultos da comunidade possam exercer uma atividade profissional e, assim, ter melhores condições de vida. Uma das iniciativas será intermediar as tratativas entre a aldeia e a Companhia Campolarguense de Energia Elétrica (Cocel) para a realização de melhorias no fornecimento e eletricidade, o que é fundamental para as atividades escolares das crianças e jovens e para diversos outros fins. Além disso, os jovens de 14 a 24 anos serão encaminhados a instituições que atuam em programas de aprendizagem profissional, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho. O MPT-PR também pretende atuar para auxiliar a aldeia na implementação de projetos de plantação de árvores frutíferas, que podem servir para o consumo na própria aldeia e para a comercialização do excedente da produção, e de instalação de estrutura para produção de mel.

 

 

Assessoria de Comunicação – MPT/PR

Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br